fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Odontopediatria

Cuidado com as crianças

A odontopediatria é uma área da odontologia especializada em cuidar da saúde bucal dos bebês,  crianças, adolescentes e também das grávidas. Essa é a especialidade responsável pelos cuidados, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento tanto dos pequenos quando das mamães, realizando o controle e manutenção da saúde bucal.

Cuidados com as crianças

Aqui oferecemos tratamento completo para garantir a saúde bucal dos seus filhos. Atendemos crianças de todas as idades e contamos com profissionais altamente capacitados para cuidar delas com todo carinho que merecem. Entre os principais tratamentos estão:

 

Primeiros cuidados com os bebês

As consultas da odontopediatria, diferente do que muitos pensam, devem começar durante a gravidez, orientando a mãe sobre os principais cuidados que devem ter com sua saúde para garantir a perfeita formação dos dentes dos bebês. Após o nascimento, a odontopediatra acompanha o bebê, observa se há alterações e instrui os pais sobre higienização e eventuais problemas.

Acompanhamento odontopediátrico

No período de erupção dos dentes, o odontopediatra observa alterações de forma, tamanho, sequência de erupção é até mesmo ausência de algum dente. Além disso, nessa fase é importante que a instrução de higiene bucal seja feita diretamente com as crianças, evitando assim a formação de cárie e outras doenças nos dentes e na boca, participando elas dos cuidados. Os pais devem ficar atentos à frequência de ingestão de doces, uso de mamadeiras, açúcares nos sucos, leites, refrigerantes, biscoitos entre outros alimentos que contenham açúcares.

Odontopediatria e Ortopedia Funcional do Maxilares

Quando os primeiros dentes de leite começam a cair e os dentes permanentes começam a nascer, é importante realizar uma avaliação da odontopediatra junto com um ortopediatra funcional, para que se observe a posição dos dentes, o desenvolvimento dos arcos dentários e possíveis maloclusões. Nessa fase o acompanhamento odontopediátrico procura guiar as trocas dentárias e erupção dos dentes permanentes da melhor forma possível. A orientação deve estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo a fim de garantir a saúde bucal.

As crianças podem alinhar os dentes e melhorar o posicionamentos dos ossos da face por meio da ortopedia funcional dos maxilares, aparelho fixo convencional ou com o Invisalign.

Tire suas dúvidas