fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Limpeza Profissional (Profilaxia)

 

Escovar os dentes faz parte da nossa rotina de higiene e como toda boa rotina vira automático: passar a escova pra lá e pra cá, esperar formar espuma na boca e em seguida cuspir. Mas será que seus dentes ficam realmente limpos?

Cuidar dos dentes é muito importante, por isso recomenda-se fazer uma limpeza com seu dentista pelo menos de 3 a 6 meses. A limpeza profissional dos dentes é chamada de profilaxia. Ela promove uma higienização mais completa e serve como um auxiliar da escovação diária. A diferença da escovação diária para a profilaxia é que nesta são usados produtos específicos encontrados apenas no consultório odontológico.

Objetivo da limpeza dos dentes

Muitas pessoas não sabem, mas todas as vezes que comemos ocorre a liberação de ácido pela película de bactérias sobre os nossos dentes, chamada de biofilme ou placa bacteriana. Esse ácido remove o cálcio dos dentes iniciando os processo cariogênico. O biofilme pode ser facilmente removido com uma escovação bem realizada, entretanto quando a escovação é pouco eficiente e essa película não é removida, ela se torna mineralizada, pela ação da saliva, formando o cálculo ou tártaro.

Após a formação do tártaro já não é mais possível remover com escova, sendo necessária uma limpeza profissional mais eficiente. Esse constante acúmulo pode não só pigmentar, como também causas doenças na boca.

O deposito da placa bacteriana e seu acúmulo podem levar ao desenvolvimento de gengivite, doenças periodontais e à formação de cárie. Dessa forma, é muito importante a remoção diária por meio de escovas de dentes, pasta e fio dental, além de um acompanhamento com um dentista.

Indicação da profilaxia

A profilaxia é indicada para pessoas de todas as idades e normalmente é feita com escovas rotatórias e pasta profilática, ultrassom ou jato de bicarbonato e instrumentos manuais. A profilaxia é diferente da limpeza diária por ser feita com materiais odontológicos específicos para a limpeza dos dentes.

A limpeza visa a remoção completa da placa bacteriana e a limpeza total dos dentes, removendo o depósito de biofilme para garantir uma melhor saúde bucal. É comum finalizar com a aplicação tópica de flúor, apesar de não ser necessária em todos os pacientes.

Com que frequência deve ser feita a limpeza dos dentes

A frequência da limpeza depende do nível de acúmulo de placa nos dentes e da capacidade de remoção com a escovação diária. Normalmente é recomendado que se faça uma limpeza nos dentes a cada 6 meses no máximo, entretanto, essa frequência pode ser alterada caso o dentista perceba um maior acúmulo ou dificuldades de remoção da placa bacteriana por parte do paciente.

Mas cuidado: a escovação diária deve-se manter adequada, a profilaxia será apenas uma complementação!

Qualquer dúvida sobre uma melhor escovação entre em contato com a gente, estamos prontos para ajudar!

Tire suas dúvidas