fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Dente do Siso

 

Os terceiros molares, também conhecidos como dentes do siso, são os últimos dentes a chegarem na boca, normalmente entre os 17 e 21 anos de idade. É comum a falta de espaço para esses dentes, por isso, em muitos casos, é indicada a extração.

Sintomas

Eles podem promover um grande desconforto na boca quando estão erupcionando (nascendo), mas nem todos passam por isso. Além disso, pode, gerar dor, acúmulo de placa e também podem levar à inflamação do tecido gengival durante a fase de erupção.

Para evitar isso, é importante uma boa higienização com escova e fio dental no local, principalmente no local do dente. Isso pode prevenir, além do acúmulo de placa, maiores desconfortos referentes a inflamação gengival. Também é essencial manter a limpeza profissional em dia, o que promove de forma significativa, a saúde de sua boca.

O que fazer com meus sisos?

Não são todas as pessoas qque  apresentam os 4 sisos, algumas pessoas não tem nem um deles, outras apresentam apenas 1, 2 ou até 3, mas ainda, o mais comum é ter os 4 dentes.

Entretanto, podem não nascer e ficarem inclusos. A extração só se faz necessária se não há espaço para o “nascimento”, quando houver inflamação ou quando disparar a dor.

Quando devo procurar o dentista?

Entre os 17 e 21 anos deve-se procurar seu dentista para fazer uma avaliação do seu dente. O dentista vai observar a presença ou ausência de espaço, o estágio de formação do dente e a melhor época para extraí-lo, se for o caso.

Para uma completa avaliação e visualização da posição dos sisos são necessários exames radiográficos. Dependendo da evolução, o dentista poderá pedir também uma tomografia que permite uma melhor análise.

O tratamento

Quando a extração está indicada, o melhor momento para fazê-la é com o paciente ainda jovem, pois as raízes dos dentes ainda não estão totalmente formada, o que facilita o ato cirúrgico e a recuperção pós-operatória. Normalmente a cirurgia é tranquila, mas podem existir complicações. De todo modo, é de suma importância uma avaliação com um especialista para buscar uma opinião válida acerca do tratamento a ser realizado.

Tire suas dúvidas