fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Ortodontia: Aparelho Fixo Autoligado

A ortodontia com aparelhos fixos

Ter um sorriso alinhado e esteticamente agradável faz parte do sonho de muitas pessoas, entretanto esse sonho costuma ser adiado com frequência. Muitos adultos não se sentem confortáveis, da mesma forma ou adolescentes, pois usar aparelhos é sinônimo de borrachinhas coloridas e logo, consultas todo mês. Ou seja, um grande problema.

Com isso, a ortodontia buscou novos avanços, como por exemplo, o aparelho fixo autoligado ou o Invisalign que pode ser usado tanto por adultos quanto por adolescentes, e eventualmente busca melhorar a experiência de cada um com o tratamento ortodôntico em virtude de sua tecnologia.

Igualmente a ortodontia convencional, o aparelho ortodôntico autoligado é um aparelho fixo aos dentes e pode ser metálico ou de porcelana, porém apresenta algumas vantagens a serem consideradas:

1) Não usa borrachinhas

Em primeiro lugar, o aparelho ortodôntico convencional, o arco ortodôntico é preso aos braquetes pelas ligaduras elásticas. Enquanto isso, no aparelho autoligado ainda que existam braquetes, o fio é passado por uma canaleta e assim preso a elas por pequenas tampinhas que já fazem parte de cada braquete. Portanto, esse tipo de aparelho não necessita o uso de “borrachinhas de aparelho”, as quais geram muito atrito, além de deteriorarem no meio bucal em poucos dias.

2) Ortodontia mais estética

Tendo em vista a ausência de borrachinhas, o aparelho autoligado se torna mais estético e com isso, mais discreto. Além disso, conta com peças menores que outros tipos de aparelho. Ou seja, esse tipo de aparelho possui uma aparência bem mais estética e ao mesmo tempo agradável.

3) É mais higiênico

Principalmente como resultado da ausência das borrachinhas, o aparelho autoligado facilita consideravelmente a higiene bucal. Além de evitar o acúmulo de resíduos de alimentos, ainda evita a formação de placa bacteriana desde que mantenha a frequência de escovação. Com isso, reduz de forma significativa a instalação da cárie, mau hálito, além de outras doenças bucais.

4) O tratamento requer menos consultas (visitas ao ortodontista).

Sabemos que seu tempo é importante, com isso, pensamos em evidenciar uma das vantagens desse aparelho. Por utilizar fios de memória de forma (CuNiTi), onde os mesmos ficam ativos por até 4 meses, e o baixo atrito gerado entre o fio e o aparelho ortodôntico, as consultas de ativações não precisam ser feitas todo mês, ou seja, as consultas de manutenção são feitas a cada 2 meses no primeiro ano. Portanto, esta é uma opção ideal para os  pacientes que não querem perder tempo.

“O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida” (Franz Kafta)

5) O aparelho ortodôntico é mais confortável

O aparelho autoligado garante uma maior liberdade para a movimentação dentária devido ao menor atrito proporcionado por ele. Além disso, promove um maior conforto e menores episódios de dor para o paciente, pois a força exercida sob os dentes é mais suave e gradativa, quando comparada ao aparelho convencional (com borrachinha). Com isso, devido à baixa intensidade de força aplicada, o período inflamatório é muito breve, ou seja, a maioria dos pacientes relatam não sentir dor alguma.

6) Pode evitar a extração dentária

Diferentemente da ortodontia com aparelho convencional, o aparelho autoligado permite uma ligeira expansão dentária, que, em alguns casos, pode ser suficiente para a falta de espaço existente, ou seja, evitando a extração.

Higiene

Para garantir uma boa higiene além da escovação normal é preciso contar com a ajuda de algumas escovas especiais e o uso, indispensável, do fio dental.

As escovas são: Interdental e bitufo; e o fio dental associado ao passa fio ou o Superfloss®. Confira no vídeo abaixo como usar.

Cuidados com o aparelho ortodôntico!

  • Evitar alimentos duros, tais como: pé-de-moleque, castanhas, amendoim, etc; eles podem descolar e danificar o aparelho ortodôntico, levando a um atraso no seu tratamento.
  • A outra opção é utilizar o aparelho Invisível Invisalign!

Tire suas dúvidas