fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Pré-Natal Odontológico

Por que a grávida deve procurar um dentista?

Os cuidados durante a gravidez não se restringe às consultas médicas mês a mês e à alimentação saudável. Para garantir a saúde do bebê, a mãe deve incluir em  seu calendário de consultas o pré-natal odontológico. Poucas mamães sabem, mas durante a gestação muitos problemas orais podem acontecer.

Fatores orais importantes, relacionados com a gravidez:

Durante a gestação ocorre um aumento no nível dos hormônios estrógeno e progesterona, responsáveis também pela dilatação dos vasos sanguíneos, inclusive nos tecidos que fixam os dentes, o que torna gengiva mais susceptível às inflamações e sangramento gengival (gengivite). Vários trabalhos científicos tem mostrado a relação de partos prematuros, bebês de baixo peso e até pré-eclâmpsia com a inflamação gengival.

Outro fator importante relacionado à saúde oral é o pH da saliva. É muito comum que durante a gestação as mulheres tenham enjoos e vômitos, isto deixa o pH mais ácido gerando um desequilíbrio na proteção natural dos dentes dado pela saliva. Estando o meio mais ácido associado à uma dieta rica em açúcar os dentes ficam mais susceptível à desmineralização e à instalação da doença cárie.

Pré-natal odontológico

É no pré-natal odontológico da odontopediatria que a mãe recebe as orientações sobre a higiene da cavidade oral do bebe, amamentação ou aleitamento materno e sobre alguns hábitos que o bebê pode adquirir como a sucção de dedos e chupetas, bem como o uso de mamadeiras.

Tire suas dúvidas