fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Implante

Implantes dentários são suportes que substituem raízes dentárias. É uma estrutura metállica, normalmente feita de titânio, posicionada cirurgicamente no osso que fica logo abaixo da gengiva. A partir disso, o dentista pode posicionar os dentes substitutos sobre ele, permitindo uma melhor estética e função.

O implante está indicado em casos de ausência de dentes, conhecido como agenesia dentária, ou quando houver perda do dente por motivos diversos. Por serem integrados ao osso, os implantes dentários oferecem estabilidade e permitem o encaixe perfeito de próteses sobre ele. Isso evita movimentação e promove conforto ao paciente.

Como funcionam os implantes dentários?

Em primeiro lugar, é necessário verificar se o osso do paciente tem espessura suficiente, permitindo a integração e a sustentação do implante de maneira eficiente. Para isso, são recomendados exames complementares, como radiografias e tomografias. Em seguida, será feito o planejamento.

Para pacientes que usam pontes móveis parciais, o implante dentário consegue substituir e transformar a ponte em uma prótese fixa. Dessa forma, os dentes ausentes ficam fixos ao implante, não sendo necessários removê-los. O implante ainda pode ser indicado aos pacientes que usam próteses totais (dentaduras), com o objetivo de melhorar a estabilidade da prótese. Os implantes nesses casos permitem uma melhor fixação e adaptação da prótese, permitindo que levem uma vida normal, como se tivessem dentes naturais.

Para um bom resultado, é essencial que se mantenha uma boa higienização, as gengivas devem ser limpas, assim como a prótese, para que não se desenvolvam doenças gengivais ao redor do implante.

Quais são as indicações?

Não existe limite de idade. Entretanto, não é recomendada a utilização de implantes dentários em jovens que estão passando pela fase de crescimento. Além disso, as condições bucais também podem ser consideradas contra-indicações, quando se apresentam inadequadas.

Como é feito o tratamento completo com implantes?

O planejamento de um tratamento completo com implantes normalmente envolvem duas etapas diferentes. Primeiro, uma etapa cirúrgica para a instalação do implante, e a seguir, uma etapa protética, na qual será confeccionada a prótese.

Na primeira etapa, os implantes serão instalados por meio de uma cirurgia. Em seguida, é necessário esperar em torno de 4 a 6 meses para que haja a osteointegração desse implante ao osso. Na segunda etapa, a parte protética começa. Nessa fase, será feito o planejamento de toda a parte da prótese sobre implante, para devolver ao paciente principalmente estética e função.

Tire suas dúvidas