Avaliação de Cárie
Cárie, você sabe o que é?
Com certeza já ouviu muito falar em cárie, mas você realmente sabe o que é?
A cárie dentária é uma doença multifatorial, isso quer dizer que alguns fatores associados levam a evolução da doença. Ela é caracterizada pela perca de mineral dos dentes, tornando-o mais frágil, quebradiço, podendo evoluir para grandes cavidades.
Os fatores associados aos desenvolvimento da cárie são:
- Alta ingestão de açúcar
- Baixa higiene oral
- Alta frequência na alimentação ( está sempre beliscando algum alimento)
- Presença de bactérias na superfície dos dentes
O que o açúcar tem a ver com a cárie?
As bactérias consomem o açúcar liberando ácidos na superfície dos dentes. Esses ácidos provocam um desequilíbrio deixando o meio bucal mais ácido e os dentes mais susceptíveis à desmineralização , quando o dente vai perdendo os minerais da sua composição.
Será que é cárie?
A cárie não começa sendo aquele cavidade enorme ou um ponto preto no dente, a primeira manifestação é uma mancha branca. Ela fica dessa cor, pois com a perda dos minerais os espaços que eles ocupavam vão sendo preenchidos por ar e água. Se não for tratado nesta fase, a cárie pode evoluir para uma cavidade, tratamento de canal e até perda do dente. O diagnóstico será feito com associação entre exames clínicos e radiográficos.
Os principais fatores de risco são:
- 1. Alimentação frequente durante o dia
- 2. Consumo excessivo de açúcar, seja guloseimas ou açúcar nos sucos, refrigerantes entre outros
- 3. Higiene oral precária
Como evitar
- Evitar beliscar açúcar ou guloseimas várias vezes durante o dia. O açúcar é o principal vilão no desenvolvimento da doença cárie.
- Ter um bom controle da higiene oral.
- Avaliação odontológica. As consultas preventivas com o dentista são muito importantes para que um diagnóstico precoce seja realizado e evite a instalação da doença.
Quando as lesões de cárie já estão instaladas, o tratamento restaurador é indicado assim que diagnosticado.
Tratamento
Quando as lesões de cárie já estão instaladas, o tratamento restaurador é indicado assim que diagnosticado. Entretanto, em lesões de mancha branca existem diferentes abordagens como fluorterapia ou infiltração resinosa.
Dente manchado pós-ortodontia
Logo após o tratamento ortodôntico é comum notar manchas brancas em volta do local onde ficavam os braquetes. Essas manchas são resultado de uma higiene deficiente durante o uso do aparelho e são o processo inicial da cárie. O tratamento mais recomendado é a infiltração resinosa, que além de ser minimamente invasiva, é um tratamento muito promissor. Não provoca desgastes de estrutura dentária e devolve uma estética agradável. Ele ainda pode ser associado a um clareamento.