fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Prevenção Odontológica

Seu sorriso é, sem dúvidas, seu cartão de visita. Ele está presente nas coisas mais simples e além de aliviar o estresse e a tensão, ainda faz bem para o coração. Ter um sorriso esteticamente agradável e em harmonia com a face faz parte dos sonhos da maior parte das pessoas, mas para isso é necessário cuidado com a saúde bucal.

A Prevenção é mais importante

Evitar a instalação de uma cárie ou problema periodontal, por exemplo, é mais importante do que apenas tratar o problema depois de instalado. É comum acreditar que nada vai acontecer com a gente, porém, vale lembrar que ter dentes brancos e bonitos não significa que estão 100% saudáveis. Algumas práticas como escovação diária, uso do fio dental e consultas frequentes com seu dentista podem evitar muitos problemas futuros.

Qual o objetivo da prevenção?

O principal objetivo é diminuir ou até eliminar o risco do desenvolvimento de lesões de cárie. Mas também busca a manter as doenças gengivais controladas e os tecidos de suporte dos dentes saudáveis.

Além disso, a prevenção é capaz de diagnosticar alguns problemas bucais em estágios iniciais, isso melhora o prognóstico e reduz o risco de comprometimentos futuros.

Quando previnir?

Todos devem previnir, adultos, crianças, idosos, gestantes e bebês.

A prevenção na gestante atuação inicia-se cedo, com orientações quanto aos cuidados com a sua saúde bucal e a do bebê que está para chegar. A atenção e prevenção segue com o acompanhamento do bebê, desde o aparecimento dos primeiros dentinhos, toda a infância, até a adolescência, fazendo com que esse paciente chegue à vida adulta com um sorriso saudável, sem medo do tratamento odontológico. Sabendo disso, assim que souber da gravidez, as mamães devem procurar estas orientações junto à odontopediatra.

A adolescência é uma fase em que se deve ter muita atenção a prevenção, nessa idade, além dos hormônios estarem passando por um processo de alteração, a maioria dos jovens faz uso de aparelhos ortodônticos. O aparelho influencia no acúmulo de placa bacteriana, que associado a uma higienização deficiente, pode levar ao desenvolvimento de lesões de cárie.

O adulto e idosos acabam relaxando em relação a higiene bucal. Com os dentes formados e estáveis, é necessário previnir para que esses equilíbrio seja mantido. O uso do fio dental diariamente e a escovação correta e eficiente fazem parte dessa prevenção. Entretanto, é recomendado que se faça limpezas profissionais (profilaxia) e retornos periódicos para que possa manter os dentes limpos e saudáveis.

 

Tire suas dúvidas