fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Clareamento Dental

O que é clareamento dental?

Clareamento dental é um tratamento odontológico que permite que dentes amarelados, manchados e escurecidos fiquem alguns tons mais claros, garantindo um sorriso lindo e esteticamente agradável.

Os dentes escurecem por diversos fatores, um deles sendo um processo natural do envelhecimento. Algumas pessoas se incomodam com esse escurecimentos dos dentes e por isso buscam o clareamento dental. Esse tratamento, além de deixar melhorar o aspecto dos dentes, ele ainda deixam eles com um aspecto de mais novos, aumentando sua autoestima.

O que é o clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento odontológico, por isso deve ser realizado por um dentista especialista. Esse tratamento consiste em interações moleculares, ou seja, uma reação química que proporciona o branqueamento dos seus dentes.

Existem 2 formas de clarear seus dentes: clareamento caseiro e clareamento de consultório. O princípio ativo das duas técnicas é o mesmo, assim não existe diferença no resultado final. Entretanto, existem algumas vantagens e desvantagens em cada um deles, cabe ao dentista avaliar e indicar a melhor técnica para cada um individualmente.

As técnicas de clareamento são extremamente eficientes, trazendo o melhor custo benefício, conforto e satisfação para o paciente. Elas consistem em aplicar o gel clareador na face do seu dente ou na moldeira, para que ele possa interagir com o substrato do dente, e assim eliminar o pigmento. Isso promove o clareamento dental.

As técnicas atuais, diferente das antigas, praticamente não geram dor ou desconforto durante o período de clareamento dental. Isso é possível com a tecnologia investida, desde de que sejam seguidas as orientações dadas pelo seu dentista.

Como é feito o clareamento caseiro?

Como estávamos falando, existem procedimentos diferentes para clarear os dentes, mas agora vamos falar especificamente do clareamento caseiro.

Esse tipo de clareamento apresenta algumas vantagens já que é possível de ser feito no conforto da sua casa e não são necessárias longas consultas com seu dentista.

O tratamento começa com uma moldagem para adquirir um modelo de gesso ou com o escaneamento 3D e impressão dos modelos. A partir dele é confeccionada uma moldeira individual transparente, na qual o paciente fará a aplicação do gel clareador e encaixará no dentes. 

O tratamento consiste no contato do gel clareador na superfície do seu dente para que ele possa interagir com o substrato do dente, e assim eliminar o pigmento.

O tipo de gel clareador, a concentração, o tempo de uso e os cuidados durante a aplicação são indicados pelo dentista a fim de conseguir o resultado esperado com menos desconforto.

Qual o preço do clareamento?

E quanto custa o tratamento? Não é possível dar um valor fechado pois é necessário avaliar o grau de escurecimento dental, a melhor técnica a ser usada, associações de tratamentos entre outros fatores. Mas fica tranquilo, agende uma consulta e faça uma avaliação sem compromisso. Assim podemos examinar com cautela e conversar sobre expectativas e orçamentos.

Chamar no What'sApp

O clareamento afeta o esmalte dos dentes?

Não. O gel clareador promove uma reação química, removendo os pigmentos presentes na dentina (parte mais interna dos dentes). Ao contrário do que muita gente pensa, o clareamento dental não enfraquece os dentes, ele também não deixa os dentes mais suscetíveis ao desenvolvimento da cárie. Por isso, possui poucas contra indicações. É importante conversar com seu dentista.

Quanto tempo dura o clareamento?

Essa é uma pergunta relativa. Bom, no geral uma pessoa precisa retocar o clareamento dental poucas vezes. Entretanto, o grau de escurecimento vai depender de hábitos de alimentação, escovação adequada, manutenção da higiene bucal, limpezas periódicas, entre outros. Caso você siga todas as recomendações sugeridas pelo seu dentista, pode ter certeza que seus dentes vão ficar lindos e brancos por muito tempo.

Por que os dentes amarelam?

Vários fatores estão associados ao amarelamento ou escurecimento dos dentes, podendo ser intrínsecos ou extrínsecos. Dentro dos fatores intrínsecos estão: o processo natural de envelhecimento dos dentes e a genética; e dentro dos fatores extrínsecos temos o consumo de café, chá, vinho, cigarro, traumatismo dentário e tratamento de canal.

Você pode saber mais sobre o escurecimento dos dentes aqui.

O que você faz de errado?

Hoje é muito comum encontrar blogs e vídeos ensinando a clarear os dentes de diversas maneiras. Mas cuidado, são métodos perigosos, vamos te explicar melhor aqui.

Primeiro de tudo, é preciso entender que o clareamento dental é um tratamento! É muito importante você entender que clarear seus dentes faz parte de um tratamento odontológico e deverá ser realizado e acompanhando por um dentista.

Os ingredientes mais famosos são o bicarbonato e o carvão. O bicarbonato de sódio, assim como o carvão, possuem uma propriedade abrasiva muito intensa. Saiba mais aqui! Quando eles são aplicados nos dentes com certa frequência, pode promover corrosão no esmalte. Isso provoca de sensibilidade nos dentes, fazendo com que o dente fique mais suscetível a infecções, alteração o pH da boca e, em casos mais severos, levar a erosão mecânica. Todo esse caso pode se tornar mais grave quando o uso do limão está associado.

Outros ingredientes usados são morango, açafrão, casca de banana, casca de laranja, óleo de coco, entre outros. Nenhum deles promove o clareamento do dente pois atingem apenas sua superfície, como uma maquiagem. Por isso, lembre-se: produtos que podem manchar uma roupa branca, também podem manchar seus dentes. Além disso, os ingredientes ácidos usados de maneira exagerada pode promover desgastes e levar a uma perda de mineral nos dentes.

Muito cuidado! Qualquer dúvida entre em contato.

Tire suas dúvidas