fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Por quê meus dentes escurecem?

Escovar os dentes todos os dias pode deixar seu sorriso brilhante e saudável. Entretanto, você já deve ter percebido que mesmo cuidando muito bem dos seus dentes eles aparentam um pouco amarelados e sem brilho. Isso é completamente normal e acontece com todo mundo. Vamos falar sobre 5 razões que levam a isso.

Comidas e Bebidas

Café, chá, vinho tinto e refrigerantes são as principais bebidas que promovem o manchamento dos dentes. Eles possuem pigmentos de cores intensas que aderem a parte mais externa do dente, conhecida como esmalte. A dica é usar um canudo, se possível, para ingerir essas bebidas evitando assim o contato direto com os dentes ou enxaguar a boca com água logo após a ingestão.

Cigarro

As substâncias encontradas no tabaco são fatores importantes no escurecimento dos dentes. A interação com o oxigênio deixa a coloração amarelada criando as manchas.

Idade

Por baixo do esmalte branco do dente tem uma camada levemente mais escura chamada dentina. Com o passar do tempo a camada de esmalte vai ficando mais fina, permitindo o aparecimento mais característico da dentina, deixando o dente visualmente mais escuro.

Trauma

É comum o escurecimento do dente após uma queda ou um acidente que envolveu a boca. Isso pode ocorrer como uma reação do dente de produzir mais dentina que é mais escura que o esmalte, ou pode ser um resultado de um processo inflamatório decorrente do trauma. 

Medicamentos

Alguns tipos de medicamentos tem o efeito de escurecer os dentes. Além disso, crianças que tiveram muito contato com certos tipos de medicamentos podem desenvolver, quando adultos, dentes com coloração alterada.

Algumas razões podem ser prevenidas enquanto outras acontecem de forma natural durante a vida. Porém, existem tratamentos que são recomendados quando a cor dos dentes está incomodando. Procure saber mais!

Tire suas dúvidas