fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Profilaxia: Limpeza dos dentes

 

A limpeza dos dentes é chamada de profilaxia. A profilaxia é uma limpeza profissional dos seus dentes. Ela promove uma higienização mais completa e serve como um auxiliar da escovação diária. A diferença da escovação diária é que na profilaxia são usados produtos específicos encontrados apenas no consultório odontológico.

Objetivo da limpeza diária dos dentes

Muitas pessoas não sabem, mas pouco depois de realizarmos nossa escovação ocorre a formação de uma película de bactérias sobre os nossos dentes. Quando a escovação não é satisfatória, deixando bactérias na superfície dos dentes,  esta película vai se tornando cada vez mais espessa, os microorganismos se organizam na forma de biofilme ou placa bacteriana e a cada alimentação há liberação de ácidos sobre a superfície dental, desmineralizando-a.

Quanto mais tempo na boca, a placa bacteriana vai sendo mineralizada pela ação da saliva, e o que era uma placa amolecida, facilmente removível com a escova e fio dental, torna-se endurecida e aderida à superfície do dente, formando o cálculo e tártaro.

O depósito ou acúmulo da placa podem causar gengivite, doenças periodontais e a formação de cárie. Por isso, é muito importante a remoção diária, várias vezes ao dia, com o uso de escovas, creme dental fluoretado e fio dental, além de um acompanhamento com um dentista.

Indicação

A limpeza profissional é indicada para crianças de todas as idades, quando há presença de placa visível e para o diagnóstico de lesões de cárie, e normalmente é feita com escovas rotatórias e pasta profilática, ultrassom ou jato de bicarbonato. A profilaxia é diferente da limpeza diária por ser feita com produtos odontológicos específicos. O objetivo principal é a remoção completa da placa bacteriana e a limpeza total dos dentes. Quando há indicação, é finalizada com a aplicação tópica de flúor.

Com que frequência deve ser feita a limpeza dos dentes

A frequência da limpeza depende do nível de acúmulo de placa nos dentes e da capacidade de remoção com a escovação diária. Normalmente é recomendado que se faça uma limpeza nos dentes a cada 6 meses, no entretanto essa frequência pode ser alterada caso a odontopediatra perceba um maior acúmulo ou dificuldades de remoção da placa bacteriana por parte da criança ou dos pais.

Tire suas dúvidas