fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Clareamento Dental – Mitos X Verdades

 

A cor do nosso dente se dá a partir de uma combinação entre as cores do esmalte e da dentina presentes nele. A dentina fica mais amarelada com o tempo e o esmalte tende a ficar mais fino, assim os dentes naturalmente escurecem a medida que envelhecem. Além da idade, existem outros fatores que podem ajudar com esse escurecimento, como cigarro e alguns alimentos pigmentados.

Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o clareamento:

O clareamento dental sempre deixa os dentes sensíveis?

Mito. Algumas pessoas podem sentir sensibilidade à alterações térmicas. Quando bem recomendado, o produto utilizado deve conter baixa porcentagem de clareador e agentes que minimizam a sensibilidade, isso torna o processo menos invasivo e eficaz da mesma forma.

O clareamento feito no consultório é mais rápido?

Verdade. O tratamento no consultório produz resultados rápidos, através do uso de um agente com alta concentração. Porém, algum tempo após o procedimento, quando o dente volta a se hidratar, a cor tende a regredir um pouco, deixando esse tratamento menos instável. O clareamento em casa indicado por um profissional, apesar de mais lento, é mais estável e bem satisfatório, mas precisa de colaboração do paciente.

Todos podem fazer clareamento?

Mito. O clareamento não é indicado para pacientes com muita sensibilidade térmica, dentes com comprometimento pulpar, lesões de abrasão e abfração, baixo nível salivar, gestantes e lactantes e pacientes com problemas gengivais. O seu dentista deve analisar os fatores de risco antes de começar o tratamento.

Durante o tratamento deve evitar alguns alimentos?

Verdade. O uso de alguns alimentos devem ser evitados durante o tratamento mas não são proibidos. Os principais são os alimentos com uma cor forte como vinho tinto, café, chocolate, refrigerante e corantes. Além disso, deve evitar cigarros e bebidas alcoólicas com pigmentação.

O dente pode escurecer outra vez?

Verdade. O escurecimento é um processo natural que vai continuar acontecendo com o tempo. O amarelamento pode ser suave e continuar satisfatório. Mas alguns pacientes desejam dentes um pouco mais brancos, assim pode passar por uma nova fase do tratamento.

Tire suas dúvidas