fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é uma especialidade odontológica muito importante. Ela estuda o desenvolvimento e amadurecimento das estruturas da nossa face, seu crescimento, o desenvolvimento da dentição decídua (de leite), dentição mista (fase das trocas) e da dentição permanente. Ela procura contornar os desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões.

Tipos de Ortodontias

Podemos classificar a ortodontia em três tipos: a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.

A Ortodontia Preventiva, está vinculada a prevenção de possíveis problemas que já foram previstos em crianças durante o seu crescimento ósseo facial e durante a fase de dentição mista, quando começam as trocas dos dentes decíduos. Nesse tipo de ortodontia é muito comum o uso dos aparelhos móveis e o tratamento com a Ortopedia Funcional dos Maxilares.

A Ortodontia Interceptativa se baseia em “parar” a formação do problema. A criança ja está começando a desenvolver um problema, assim o ortodontista tenta interceptá-lo para que não desenvolva casos mais severos. Os problemas envolvem o eixo de erupção, a localização dos dentes, problemas respiratórios, posição da lingua e dos lábios. Nessa ortodontia podemos optar por usar tanto aparelhos transparentes invisíveis como aparelhos fixos.

A Ortodontia Corretiva visa na correção de um problema já instalado. Normalmente é indicada para adultos e adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos). Com a oclusão defeituosa, o ortodontista procurar meios para reverter o problema. Às vezes é necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos como extrações de dentes para criação de um espaço para trabalho e cirurgia ortognática. Nessa ortodontia podemos optar por usar tanto aparelhos transparentes invisíveis como aparelhos fixos, dependendo do caso em questão.

Tire suas dúvidas