fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

O que são?

Os selantes são resinas fluidas usadas para isolar a superfície dos dentes posteriores funcionando como uma película protetora. É uma barreira física que age de forma a deixar uma superfície, antes profunda e retentiva, mais rasa e lisa reduzindo o acúmulo de alimentos, placa bacteriana e consequentemente a incidência de cáries.

 

Quando o selante é indicado?

A indicação do uso dos selantes depende do formato dos dentes, do risco de cárie e da facilidade de higienização. Os dentes com sulcos muito profundos, principalmente associados à um alto risco de cárie e dificuldade de higienização, são os mais indicados para a aplicação do selante em crianças e adolescentes como prevenção. Dentes em processo de erupção também devem ser analisados com cuidado, pois a higienização nesses casos costuma ser deficiente, aumentando o risco de cárie. Ele está indicado tanto como um método de prevenção como também, em alguns casos específicos, para o tratamento de lesões de cárie, aplicado por um odontopediatra.

Como é feita a aplicação?

O procedimento deve ser realizado por um profissional da Odontopediatria capacitado para o correto diagnóstico e indicação, e não é demorado. Primeiro o dente precisa ser limpo, a superfície será preparada e em seguida o selante é aplicado. Ele fica aderido ao dente e não interfere na mordida, mastigação ou aparência do dente.

Durante a mastigação normal o selante vai desgastando aos poucos, assim é necessário um acompanhamento e uma possível reaplicação no futuro.

Tire suas dúvidas