fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Prevenção

Por quê falamos tanto em prevenção?

 

Julho é o mês da prevenção, por isso todo mundo vestiu laranja para apoiar essa causa. Muito se escuta sobre prevenção, mas o que será isso? A prevenção é um conjunto de ações e medidas, feitas antecipadamente afim de se evitar algo pior, ou algum dano. Na odontologia a prevenção está ligada a todas as áreas, assim é possível se cuidar e evitar um tratamento ainda mais invasivo no futuro.

 

Podemos ver a odontologia por dois pontos: a curativa e a preventiva. A curativa é a mais tradicional, tem foco nos tratamentos de doenças bucais. Enquanto a preventiva procura identificar fatores de risco, informar para assim garantir a saúde de seus dentes.

Prevenção na ortodontia

As alterações dentárias podem ser observadas na criança logo cedo. É importante o acompanhamento com um dentista começar por volta dos 2 anos de idade, fase de dentição de leite. Não é regra que toda criança precise usar aparelhos ortodônticos, entretanto, caso seja observado alterações é possível fazer uma interceptação ortodôntica de forma preventiva, assim promover uma melhor qualidade de vida e ainda simplificar o tratamento no futuro.

 

 

Ortopedia funcional dos maxilares

Crianças com hábitos deletérios ou alterações na formação dos ossos, músculos e articulações da face podem vir a desenvolver alterações como desalinhamento dentário, dores de cabeça, bruxismo, apneia do sono, ronco, dores na coluna, entre outros distúrbios. A Ortopedia Funcional dos Maxilares soluciona esse desequilíbrio, não só alinhando os dentes como também, corrigindo problemas na posição da articulação temporomandibular.

Invisalign First

Muitas crianças se incomodam com a experiência de usar um aparelho. Com isso, a tecnologia Invisalign criou um alinhador invisível feito especialmente para crianças. Entretanto, ele é usado para correções apenas na fase de dentadura mista.

Outras formas de prevenir

Prevenção de cárie

Aplicação de flúor

Profilaxia (limpeza)

Avaliação de siso

Apneia do sono

A prevenção é muito importante, afinal, prevenir é melhor que tratar.

Tire suas dúvidas