Brasília Shopping (61) 99187-5504 / Taguatinga (61) 98287-0986

Por que levar as crianças ao dentista?

Os primeiros dentinhos da criança são os dentes de leite. Eles são muito usados para comer uma pipoca no cinema, dar uma gargalhada gostosa, mastigar aquela comidinha de vó e dar aquele sorriso pra fotos. Ainda são extremamente importantes para o crescimento e desenvolvimento da estrutura da face. Esses dentinhos ficam por um período na boca e são substituídos pelos famosos dentes permanentes. Esses sim te acompanharão pelo resto da vida.

Mas ai eu te pergunto: se os dentes de leite vão cair, pra que eu preciso levar meu filho pequeno no dentista?

A função dos dentes de leite vai muito além de simplesmente deixar a boca da criança bonitinha. Eles têm funções fundamentais no desenvolvimento dos ossos da face, na fala e mastigação. Ter dentes saudáveis faz muita diferença no crescimento e desenvolvimento físico e psicológico da criança.

Quando os dentes da criança não recebem cuidados necessários de higiene, eles podem ser acometidos por cáries. Isso pode resultar em dor, dificuldade de comer e dormir. Pode atrapalhar os estudos e sua relação social com amigos e família. Além disso, em quadros mais graves, os dentes podem ser perdidos antes da hora. O que promove um desequilíbrio tanto funcional quanto emocional.

Os dentes de leite não só participam da estética do seu filho, mas também estão ali guardando um espacinho para o dente permanente sucessor. Isso caminha para uma oclusão ideal esperada. O desenvolvimento da oclusão se baseia na forma com que os dentes se articulam. Caso eles não estejam cumprindo essa função, pode se desenvolver uma oclusão desbalanceada. Isso gera um crescimento anormal dos ossos da face, e virar um problemão.

Por isso, é muito importante fazer uma avaliação ainda na dentição decídua. Garantindo assim uma inspeção minuciosa do desenvolvimento dos ossos da face, posicionamento da língua, além do diagnóstico precoce de lesões de cárie, a fim de manter a saúde bucal.

Lembre-se: O dente faz parte de todo um conjunto, dentro do sistema estomatognático. Ele deve ser estudado, lembrado, cuidado e preservado, para a manutenção de um sistema saudável e harmônico.

Entre em contato