Vamos falar daquelas que estão se preparando para uma nova vida: as futuras mamães. Ter um bebê demanda muita atenção durante a gravidez, aqui vão 5 dicas de como melhorar os cuidados com a boca no período da gestação.
- Troque sua escova de dentes por uma nova. Não existe uma marca perfeita, mas se atente a comprar uma escova com cerdas macias de tamanho médio, que alcance todos os dentes e seja confortável. Procure escovar os dentes com calma e paciência evitando forças excessivas para evitar machucados.
- Cuide muito bem da sua gengiva. Sabia que doença periodontal (doença da gengiva) durante a gravidez pode levar a partos prematuros e bebês com baixo peso? Escove após as refeições e antes de dormir, no mínimo, e não esqueça do fio dental.
- Mantenha suas idas ao dentista em dia. O aumento dos níveis hormonais durante a gestação podem levar a uma maior inflamação gengival causada pelo acúmulo de bactérias, chamada gengivite. Nessa fase, a avaliação da saúde gengival precisa ser frequente. Se necessário, agende uma limpeza.
- Escove os dentes com regularidade. Durante a gravidez os níveis de acidez da boca aumentam deixando mais suscetível ao desenvolvimento de cárie. A cárie pode ser evitada com controle da dieta e higienização adequada. Saiba mais aqui!
- Coma bem e de maneira saudável, tanto para você quanto para o bebê. Assim como as doenças periodontais, a deficiência na dieta durante a gravidez pode gerar problemas na formação dos dentes dos bebês. Um fato curioso é que os dentes de leite que normalmente só vão começar a nascer a partir dos 6 meses de idade são formados quando o bebê ainda se encontra na barriga da mãe, por isso esses cuidados são essenciais. Outros fatos sobre os bebês aqui.