Os dentes de leite fazem parte do desenvolvimento da criança. Muitos pais têm dúvidas sobre cuidados com seus filhos, principalmente pais de primeira viagem. Perguntas sobre a idade que os dentes vão nascer e com o que devem se preocupar são muito frequentes. Além disso, existem outros fatos interessantes sobre os dentinhos de leite que todos os pais deveriam saber, por isso listamos em 10 tópicos!
- Os bebês não nascem sem dentes. Como assim? Os dentes estão escondidos embaixo da gengiva com sua formação completa, prontinhos para começar a aparecer na boca por volta do sexto ao oitavo mês de idade.
- É bem provável que todos os dentes de leite estarão na boca aos 3 anos de idade, mas isso pode variar para mais ou para menos.
- Alguns pais pensam que os dentinhos de leite não são tão importantes quanto os dentes permanentes e acabam descuidando da higiene e evitando idas ao dentista. Esse pensamento está errado! Os dentes de leite são tão importantes quanto os dentes permanentes já que são essenciais para mastigar, falar, guardar o lugar do dente permanente e para que a criança tenha um sorriso agradável. Eles precisam ser bem cuidados.
- Assim que os dentes de leite começam a nascer eles já precisam ser limpos com escova e pasta de dentes com flúor. A quantidade de pasta de dente é IMPORTANTÍSSIMA e você pode saber mais aqui.
- Dentes de leite também podem precisar de aparelho. Na dentadura decídua o aparelho não tem o objetivo de corrigir apenas desarmonias estéticas ou mau posicionamento dentário, mas, principalmente, resolver problemas funcionais, direcionar o crescimento dos ossos da face e prepara-los para receber os dentes permanentes. Saiba mais sobre o tratamento ortodôntico aqui.
- Cada sorriso é único. Nossos dentes são diferentes de qualquer outro dente e de qualquer outra pessoa, com formatos e tamanhos individualizados. A necessidade de uso do aparelho, a idade que começam a nascer ou que o primeiro dentinho cai variam de criança para criança. É importante conversar com as crianças sobre isso, evitando a ansiedade, principalmente no período da troca dos dentes.
- Algumas crianças podem apresentar defeito na formação dos dentes e os pais devem ficar atentos. As características principais são: manchas escurecidas ou esbranquiçadas, forma do dente muito alterada e quantidade de dente a mais ou a menos. Se alguma alteração for encontrada é fundamental procurar um dentistas para mais esclarecimentos e tratamento, quando necessário. É importante ressaltar que essas alterações não aparecem com o tempo, quando o dente apresenta defeito de formação ele já nasce assim. Fique atento aos dentes que estão nascendo.
- As mamães tem um papel muito importante no processo de formação dos dentes dos filhos, quando eles ainda estão em suas barriga Elas têm o poder de alterar positivamente e negativamente a saúde dos dentes dos bebes. Veja como aqui.
- A criança apresenta muita saliva? Não se preocupe, é normal. A salivação é importante para o processo de erupção dos dentes. Ela ajuda a umidificar a gengiva e reduzir a inflamação gerada por esse processo.
- A mamadeira não é muito indicada, ela pode contribuir para formação de cárie, para a movimentação dos dentes e para obesidade.