O nosso dente é formado por uma camada protetora chamada esmalte. Quando esta camada é constantemente exposta à acidez ou à processos traumáticos ela sofre desgaste ou dissolução, deixando em contato com o meio bucal a dentina – camada mais interna. Esta exposição da dentina recebe o nome de lesão dentária, que pode ser cariosa, erosiva ou traumática. Isso permite a permeabilidade de sinais, que resultam em sensibilidade.
Lesões erosivas
A lesões erosivas são resultado da exposição dos nossos dentes à acidez. Essa acidez é de origem NÃO bacteriana, mas estomacal – nos casos de refluxo gástrico, ou oriunda da alimentação – no consumo de bebidas ácidas, tais como: refrigerantes, vinhos e sucos ácidos. A acidez provoca uma perca dos mineiras do esmalte dental expondo a dentina. Na boca, estas lesões se manifestam como pequenas cavidades na superfície dental, às vezes imperceptíveis, e não estão associadas à presença de placa bacteriana.
Lesões de cárie
As lesões cariosas também são resultado da exposição dos nossos dentes à acidez, no entanto são ácidos de origem bacteriana. A falta de uma adequada higiene oral deixa na nossa boca sítios de bactérias que se organizam na forma de biofilme ou placa bacteriana. Quando exposto aos açúcares da nossa alimentação estas bactérias liberam ácidos sob o esmalte dental levando à sua desmineralização e deixando a dentina exposta. Assim como nas lesões erosivas, as lesões de cárie se manifestam como cavidade na superfície dental, mas estão associadas à presença de placa bacteriana.
Lesões traumáticas
Já as lesões traumáticas são causadas por toques inadequados entre os dentes não estando associadas à acidez ou à presença de placa bacteriana. Elas se manifestam como desgaste no esmalte dental, levanto à exposição da dentina, nas regiões cervicais ( que estão em contato com a gengiva ), incisal/oclusal (pontas de cúspides que entram em contato com o dente antagonista) e até as raízes dos dentes.
Seja qual for o meio que levou à exposição da dentina, resultará em muita sensibilidade e se não tratado a tempo pode gerar danos irreversíveis na polpa dental. O diagnóstico correto da origem da lesão e o tratamento ideal para cada uma delas deve ser feito por um cirurgião-dentista. Assim, sempre que sentir qualquer desconforto ao tomar líquidos frios, chupar picolé/sorvete ou comer doce procure um dentista para realizar o tratamento adequado.