Na primeira década de vida da criança muitas coisas acontecem. O dente de leite chega na boca, fica um pouquinho e mais tarde cai, dando lugar aos dentes permanentes que começam a aparecer em seguida. As crianças também aprendem a escovar os dentes, passar o fio dental e começam as primeiras visitas ao dentista. Nessa fase acontece uma transição importante que afetará a aparência do sorriso no futuro.
Durante essa fase é uma boa hora para levar os pequenos na sua primeira consulta com o ortodontista, assim, qualquer possível problema com o sorriso da criança pode ser identificado antes mesmo de ocorrerem.
Segundo a Associação Americana de Ortodontia, a melhor idade seria em torno dos 7 anos. Essa é a idade mais comum de perda dos dentes de leite e inicio da aparição dos dentes permanentes. Vale ressaltar que existem diferentes situações, alguns casos precisam ser tratados mais cedo, dessa forma os pais devem ficar atentos.
Cuidado com hábitos como roer unha, chupar dedo, mamadeira, morder caneta ou respirar pela boca, pois eles podem alterar a posição durante a erupção dos dentes. A frequência, a duração e a intensidade destes hábitos, além do tipo facial da criança, influenciam diretamente na gravidade dessas alterações.
O tratamento então precisará ser iniciado assim que se detecte o problema, mesmo que seja em tenra idade (03 anos de idade), e consiste em:
1⃣ Remoção dos fatores causais (hábitos)
2⃣ Associação com aparelhos para crianças, podendo ser aparelhos ortopédicos ou aparelho fixo.
Em todos os casos, procure um ortodontista para fazer uma avaliação do seu filho.
Lembre-se que uma visita mais cedo pode promover um sorriso mais adequado quando mais velho.