É normal os dentistas colocarem uma contenção ortodôntica depois de finalizar o tratamento, mas ela é mesmo necessária?
A principal função das contenções ortodônticas é evitar a recidiva dos dentes tanto no sentido anteroposterior quando no sentido lateral. Isso quer dizer que quando usadas elas tendem a deixar os dentes naquela posição por mais tempo, já que existe uma chance considerável dos dentes movimentarem de novo após o tratamento. A contenção é necessária para permitir que os dentes “aprendam” a nova posição, isso pode levar algum tempo.
Existem tipos diferentes de contenção que possuem o mesmo propósito. As mais utilizadas são:
- Placa de Hawley: um tipo de contenção móvel usada na arcada superior.
- Contenção fixa: fica na parte de dentro dos dentes inferiores e podem ser confeccionadas com ondulações (conhecidas como barra higiênica) ou retas. Além disso, existem para os dentes superiores, ela é parecida com a dos inferiores, mas ela é colocada na parte de dentro dos dentes superiores.
- Aparelho invisível: é igual o aparelho invisível do tipo clear aligner ou invisalign usado como contenção.
Todas elas possuem vantagens e desvantagens, mas o mais importante é que elas só funcionam se estiverem na boca pelo tempo determinado pelo dentista. Algumas vezes é preciso fazer ajustes para ficar na melhor posição possível e permitir que cumpra sua função, é por isso que são agendadas consultas de retorno espaçadas.
E por quanto tempo devo usar?
Essa é uma pergunta que todos os pacientes fazem, mas acontece que ela não tem resposta exata. Cada dente se comporta de maneira diferente, uns estabilizam outros não, e isso não é previsível. Cada pessoa também se comporta diferente das outras, como por exemplo hábitos de roer unha, morder ponta de caneta, interpor a língua ao engolir, hábitos para funcionais como bruxismo e apertamento, podem promover a movimentação inadequada dos dentes.
Então, a dica é: se não está incomodando, não tem problema continuar com a contenção. Se tiver incomodando, procure seu dentista para avaliar se a contenção está em posição adequada, sem sobras ou pontas. Mas, se você quiser correr o risco, quanto mais tempo usar a contenção, menor a chance de ocorrer recidiva. Além disso, tire todas suas dúvidas com seu dentista e entenda o motivo da utilização de cada coisa para que o uso da contenção ortodôntica não seja tão ruim assim.
A verdade é: se até o príncipe William usa contenção ortodôntica, por que eu não posso usar?