Durante a infância é comum a ocorrência de tombos e quedas, principalmente quando começam a dar os primeiros passos. Nesse período da vida as crianças estão passando pela fase de desenvolvimento em que o cair e levantar várias vezes faz parte do crescimento, entretanto sabemos que essas quedas podem envolver a boca, ser mais sérias e machucar ou quebrar um dentinho.
Bater a boca no chão é mais comum do que você imagina. Os reflexos ainda não estão totalmente desenvolvidos e as crianças não conseguem protejer a boca. Se isso acontecer, seguem algumas dicas para guiar esse acidente:
- Se a criança bate a boca no chão e não quebra o dentinho, pode ter sido uma batida leve, mas mesmo assim, é importante o acompanhamento com a odontopediatra. Alguns traumas podem afetar o dente permanente, que ainda não nasceu.
- Se estiver sangrando, lave muito bem a área com água corrente e contenha o sangramento com um paninho ou uma fralda limpa.
- Aplique gelo no local da batida, isso alivia o inchaço e a dor.
- Se o dente estiver quebrado ou sair inteiro da boca, procure o dente ou a parte que quebrou, lave com cuidado em água corrrente e guarde em um recipiente com leite, soro, água mineral ou saliva.
- Em seguida, entre em contato com a odontopediatra para avaliação e e conduta do dentinho envolvido.