Os creme dentais são usados da mesma forma que vemos hoje desde a década de 40, quando compostos de flúor foram adicionados à sua composição. A higiene bucal é feita com a ação mecânica da escova dental junto com os compostos da pasta de dente, os dois juntos promovem a efetiva limpeza dos dentes com a retirada da placa bacteriana.
Mas o que tem dentro da pasta de dente? Ela é composta basicamente por abrasivos, água, fluoreto, umectantes, tensoativos, espessantes e flavorizantes. O gráfico a seguir nos mostra a quantidade aproximada de cada um deles.
Então qual é a função da pasta de dente?
Sua principal função é auxiliar na remoção da placa bacteriana. A presença de abrasivos satisfaz essa função já que eles tem como objetivo limpar a superfície dos dentes por meio da fricção. Mas ela não resolve tudo sozinha, é necessário o uso da escova de dente para guiar essa remoção de forma correta e contínua. Além disso, o flúor presente no creme dental é fundamental para a manutenção da saúde dos dentes. Ele interage com minerais presentes na estrutura dental reduzindo a desmineralização gerada pela presença de bactérias, além de deixar o meio bucal mais difícil para a ação delas, evitando a formação de cáries.
Qual a quantidade de pasta devo usar?
Na verdade, a quantidade de pasta é o mais relevante quando se trata de crianças que ainda não aprenderam a cuspir e engolem. O flúor presente no creme dental ingerido, quando os dentes estão em formação, pode interferir nesse processo deixando eles com a aparência de mancha branca na superfície, chamamos esse quadro de fluorose dental. Para adultos a quantidade não tem muita relevância, entretanto sabe-se que quantidades pequenas fazem o mesmo efeito que quantidades maiores, assim cabe ao usuário decidir se vale a pena economizar.
Como medir a quantidade?
Para aquelas crianças que ainda não nasceram todos os dentinho de leite deve-se usar um grão de arroz cru de pasta dental; por volta dos 2 anos e meio a maioria das crianças já completaram a dentadura decídua, ou seja, todos os dentinhos de leite ja nasceram, assim a quantidade ideal seria o correspondente à metade de um grão de ervilha; enquanto que crianças com 5 anos ou mais devem colocar uma quantidade equivalente a um grão de ervilha. Adultos podem usar como referência a cabeça da escova de dente no sentido horizontal ou transversal no lugar de colocar a pasta de dente no sentido vertical ou longitudinal como mostram as propagandas na TV.
Qual a concentração ideal de flúor na pasta?
Não se recomenda o uso de cremes dentais com concentração de flúor abaixo de 1000 ppm, já que a sua eficiência não está totalmente comprovada.
Qual a idade ideal para usar pasta dental com flúor na criança?
O ideal é que se introduza a pasta de dente com flúor quando o primeiro dente aparecer na boca. Mas é necessário que os pais estejam comprometidos e se dediquem para evitar a deglutição e controlar a escovação. A pasta de dente deve ser entendida com um medicamento e só deve ser manuseada pelos pais.
Efeito do dentifrício
Está comprovado que a efetividade na remoção de placa bacteriana é 70% maior quando se usa um dentifrício. A formação de uma nova de placa também é reduzida em 45% com o uso do creme dental.