Brasília Shopping (61) 99187-5504 / Taguatinga (61) 98287-0986

A importância do leite materno

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo no bebê até os 6 meses de idade por se tratar de um alimento completo e natural, isso quer dizer que não existe necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos.  Ele participa do desenvolvimento da criança, pois contém todas as substâncias necessárias para a preservação da saúde do bebê e proteção contra doenças e infecções. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

O leite materno possui a digestão mais fácil do que qualquer outro leite além de funcionar como “uma vacina” por é rico em anticorpos, que protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho.

Para a mãe, existem muitas vantagens também. O aleitamento materno promover a aceleração da involução uterina, reduz o peso mais rapidamente após o parto, previne hemorragia pós-parto, diminui a incidência de câncer de mama e outras  doenças mamárias, além de estabelecer um vínculo especial entre mãe e filho.

Para a odontologia, a amamentação é de extrema importância no desenvolvimento da face. A sucção do peito estimula a respiração nasal reduzindo a incidência de má-oclusão relacionada a respiradores bucais. Ela exercita a musculatura facial promovendo um desenvolvimento harmônico da face como um todo, incluindo músculos, dentes e ossos, além de potencializar suas funções como a fala, respiração e deglutição.

Entre em contato