Brasília Shopping (61) 99187-5504 / Taguatinga (61) 98287-0986

Língua presa, como tratar?

A anquiloglossia, mais conhecida como língua presa, é o quadro caracterizado pela presença de um freio ou frênulo lingual com inserção anormal. Normalmente está relacionado a limitação na realização de alguns movimentos da língua, como tocar o céu da boca ou colocar a língua para fora. Os bebês geralmente apresentam dificuldade de sucção no momento da amamentação, podendo desenvolver problemas com o ganho de peso e com o desenvolvimentos dos ossos da face.

Além disso, a língua presa pode interferir na dicção de algumas fonemas durante a fala, principalmente os sons vibrantes, o que pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo e pessoal da criança.

A Lei nº13.002/14 sancionada e publicada no Diário Oficial da União em 23 de junho de 2014 instituiu a obrigatoriedade de aplicação do “Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês”. O teste consiste na avaliação do frênulo da língua em recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa.

Quanto mais precoce o diagnóstico for efetuado e a intervenção realizada, melhor para o desenvolvimento adequado dos movimentos da língua. Tornando assim o tratamento mais simples e com melhor prognóstico.

Entre os tratamentos estão a frenotomia e a frenectomia. A frenotomia é indicada para pacientes mais jovens, como bebês nos primeiros meses de vida, quando é realizado um apenas “pique” no freio lingual. Já a frenectomia, está indicada para pacientes que já apresentam o freio lingual mais inserido e espesso, existindo uma microcirurgia para a sua desinserção.

Entre em contato