fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Perdi um dente e agora?

Consequências da perda de um ou mais dentes

Um dente perdido pode trazer consequências tanto estéticas quanto funcionais. Além disso, gera um prejuízo emocional para o paciente. Isso pode não só agravar a saúde bucal, como também afetar a capacidade de mastigar e a alimentação, impactando a qualidade de vida e a autoestima.

Causas de perdas dentárias

Existem algumas causas para a perda dos dentes como a cárie, doença periodontal, uso de drogas e acidentes. A redução da ingestão de açúcar associada a uma boa higiene oral reduz significativamente o risco da perda dos dentes, entretanto, um acompanhamento periódico com um dentista é essencial.

Consequências da perda de um dente

Quando um dente está faltando, os dentes vizinhos podem gradualmente se movimentar ocupando o espaço do dente perdido. Essa movimentação ocorre naturalmente e pode alterar a o encaixe da mordida, levando o paciente a sentir a dores, observar desgastes dentários ou diagnosticar alterações na ATM.

Além disso, a mastigação com menos dentes gera uma sobrecarga nos dentes remanescentes e ainda uma redução no volume ósseo. Os espaços formados também são mais suscetíveis a formação de placa bacteriana, facilitando o desenvolvimento de lesões de cárie e doenças da gengiva.

Tratamento

Existem soluções para isso!

O tratamento consiste em restaurar a estética, recuperando um sorriso agradável e a autoestima do paciente, além de recuperar a função. Para isso, é necessário que se faça uma avaliação minuciosa para que seja definido a melhor conduta com relação ao seu caso.

Todas os tratamentos são individualizados pensando em satisfazer a expectativa do paciente. Porém, é importante enfatizar que o plano de tratamento, antes de tudo, deve devolver a saúde e a harmonia bucal.

A substituição pode ser feita de diversas formas, como por exemplo:

  • Próteses parciais removíveis;
  • Próteses fixas (pontes);
  • Aparelho ortodôntico;
  • Implantes dentários associado a uma coroa protética.

A perda de dentes não precisa ser um problema eterno, existem boas soluções que se encaixam no seu caso. Faça uma avaliação e saiba mais!

Tire suas dúvidas