fbpx
Brasília Shopping (61) 3327-0523 / Taguatinga (61) 3352-5735

Mini-Implantes Ortodônticos

O que são mini-implantes ortodônticos?

Os mini implantes são pequenas estruturas semelhantes a parafusos feitos de titânio, são fixas em osso, em um procedimento simples que não trás desconforto. Essas peças são utilizadas para movimentos dentários específicos em que é necessário se ter uma ancoragem (apoio). São pequenos, com diâmetro de aproximadamente 1,5 a 2mm e comprimento de 6 a 8mm.

Como funcionam?

Os mini-implantes são instalados em áreas estratégicas próximas aos dentes ou entre as raízes dentárias. Neles são acoplados um elástico ou uma mola, promovendo assim o movimento dos dentes. Casos comuns de utilização dos mini-implantes são:

  1. Deslocamento de molares no sentido anterior e posterior;
  2. Correção de assimetrias; e
  3. Movimentação do dente para dentro do osso.

Qual a diferença do mini-implante para o implante dentário convencional?

A principal diferença é a finalidade de cada um deles. Enquanto os implantes convencionais são indicados para a substituição de um dente ou mais, os mini-implantes são usados unicamente para auxiliar no tratamento ortodôntico. Além disso, os mini-implantes são removidos facilmente e durante o tratamento podem vir a se soltar. Enquanto os implantes dentários não são programados para serem retirados.

Tempo de tratamento

A utilização dos mini-implantes gera um grande benefício para o paciente, além de ter seu tratamento agilizado, ele também evita movimentos desnecessários. Os mini-implantes direcionam o movimento no sentido desejado, sem que altere o posicionamento de outros dentes, isso ocorre pois a ancoragem é feita no mini-implante e não no próprio dente, evitando efeitos colaterais em outros dentes.

Cuidados com o mini-implante

O mini-implante deve ser evitado por pacientes diabéticos ou com problemas ósseos. Além disso deve se ter atenção durante a higienização para que não ocorra acúmulo de resíduos na área do mini-implante. Deve-se seguir as orientações do seu dentista e utilizar todos os acessórios para um bom rendimento final.

Quanto custa o mini-implante?

O custo não diz respeito ao mini-implante, mas sim a todo o planejamento que envolve um tratamento ortodôntico. O dentista vai conversar sobre a necessidade do uso do mini-implante na fase de diagnóstico e planejamento para que você esteja por dentro de todas as etapas. Segundo o código de ética, não podemos falar sobre preços e condições de pagamento por aqui, entretanto isso pode ser discutido em uma consulta com seu ortodontista!

Tire suas dúvidas